Estar de acordo com as leis do país, é fundamental para qualquer empresa, e para as que lidam com resíduos sólidos é necessário se adequar à PNRS — A Política Nacional de Resíduos Sólidos, que organiza a maneira com que o país lida com resíduos e rejeitos, exigindo dos setores público e privado a transparência no gerenciamento desses elementos.

A Lei que instituiu a PNRS estabelece alguns pontos para adequação aos principais objetivos a Política, alguns deles são:

– Os planos de resíduos sólidos;
– Os inventários e o sistema declaratório anual de resíduos sólidos;
– A coleta seletiva, os sistemas de logística reversa, entre outras ferramentas relacionadas à implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos;
– O monitoramento e a fiscalização ambiental, sanitária e agropecuária.

Ainda, a lei diz que na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Comente aqui quais os instrumentos que a sua empresa utiliza para se adequar à PNRS.

Aqui na SunR, ajudamos os nossos parceiros a realizar o ciclo completo de maneira sustentável e adequada à PNRS. Quer conhecer? Entre em contato conosco!