Um dos grandes desafios para o crescimento do uso de energia limpa é a necessidade de aposentar milhares de usinas de combustível fóssil. Apesar dos inúmeros benefícios já conhecidos da geração de energia limpa, o avanço do setor não depende apenas de sua eficiência, custo, ou benefícios ao meio ambiente.

Há um esforço de alguns setores para que haja uma transição entre usinas de combustíveis fósseis para usinas de energias renováveis. Entretanto, são muitas as regulações e estruturas financeiras que, muitas vezes, favorecem a geração de energia não sustentável através de combustíveis fósseis.

Existem algumas ideias para a transição do uso de combustíveis fósseis para o uso de energia renovável, como por exemplo programas federais de empréstimos para refinanciar usinas a carvão, de modo que permitam que os proprietários das usinas recuperem os investimentos à medida que mudam para a energia limpa.

O importante é a conscientização em torno do assunto, pois ao contrário, as usinas de energias não renováveis continuarão sendo construídas no lugar das de energias renováveis. Para além da eficiência econômica, é importante se atentar às novas tecnologias que geram valor a longo prazo e contribuem com a saúde do planeta.