A combinação de solar de telhado e armazenamento é uma grande oportunidade, principalmente para regiões que não possuem muito espaço. Um novo relatório destaca a Austrália – uma nação com a maior capacidade per capita de armazenamento de energia fotovoltaica em telhados do mundo – como um guia para os formuladores de políticas indianas.

Os formuladores de políticas indianos precisam planejar o armazenamento de energia solar + telhado, pois a combinação está se tornando cada vez mais econômica, de acordo com um novo relatório do Institute for Energy Economics and Financial Analysis (Ieefa).

O Ieefa previu que o solar+armazenamento será mais barato do que o fornecimento da rede em 2021 para a maioria dos clientes comerciais e industriais (C&I) na Índia. Ele espera que o custo nivelado da energia (LCOE) para um sistema solar de 1 MW de teto, juntamente com 250 kW de armazenamento de energia, caia para cerca de INR 6,6 ($0,09) para INR 6,8/kWh até o próximo ano. Isto é inferior à tarifa da rede para a maioria dos consumidores de C&I e bem abaixo do custo da energia produzida pelos geradores a diesel.

Essas iniciativas politicas têm incentivado, a princípio de forma tímida, a adoção de projetos fotovoltáicos. Nota-se, que o que está faltando, entretanto, a oportunidade de integrar a energia distribuída, mas há uma movimentação para que isso aconteça. Você acha que esses incentivos funcionariam no Brasil ?

Comenta conosco sua opinião sobre o assunto!
Fonte: PV magazine