Sabe-se que os módulos fotovoltaicos são uma tecnologia extremamente duradoura, existem projetos que foram instalados há mais 30 anos que ainda estão em funcionamento! Mas e as intempéries, como que esse material aguenta? Qual é a resistência mecânica dos módulos?

Mesmo as placas sendo extremamente duradouras, sabemos o quão sensíveis as células podem ser. Algumas microfissuras presentes nas células fotovoltaicas podem facilmente causar uma diminuição na eficiência do projeto como um todo. Por esse motivo, criou-se algumas normas como a IEC61215 para padronizar a resistência mecânica desse produto.

As placas que seguem essa norma podem suportar granizos de 35mm a 100km/hr. Incrível!

Sendo assim, vemos que não é tão fácil o granizo ocasionar danos em projetos fotovoltaicos.

Porém, junto com a chuva de granizo, tem-se o vento!

A montagem correta do sistema de fixação é imprescindível para resistir a intempéries, o vento pode destruir casas, empresas e grande parte de usinas fotovoltaicas, e foi isso que vimos acontecer em inúmeros estados do Brasil no ano de 2020.

Vamos ser conscientes no momento da instalação também! E caso algum imprevisto ocorrer, você ja saber, né? A melhor forma de descartar módulos fotovoltaicos quebrados no Brasil, é com a SunR.

Fonte: Portal Solar