Com a crescente demanda por recursos naturais e a busca por alternativas sustentáveis, uma gestão saudável de resíduos sólidos é essencial para a proteção do meio ambiente como um todo, e no setor fotovoltaico não é diferente.
Os módulos que são enviados para descarte podem ter diversos destinos diferentes, uns mais sustentáveis e outros menos. No post de hoje falaremos um pouco sobre as principais diferenças entre recicladoras e incineradoras — dois dos possíveis destinos para módulos fotovoltaicos danificados.
A incineração de resíduos é um processo que consiste na destruição do resíduo por altas temperaturas. Entretanto, além das cinzas residuais que são geradas, a incineração gera uma série de elementos e partículas de diversos tamanhos e composições, que com a queima incorreta, pode trazer prejuízos ao meio ambiente. A incineração, portanto, significa o oposto da reciclagem e vai na contramão dos principais objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos
Enquanto isso, uma das principais características da reciclagem é o baixo impacto ambiental gerado. Através do ciclo completo da reciclagem: coleta, processamento, seleção e reutilização, cerca de 90% dos materiais podem ser reaproveitados e reinseridos no ciclo de produção, gerando eficiência ambiental. A reciclagem, portanto, está entre as principais ações para a gestão sustentável de resíduos sólidos.
Nós somos a primeira recicladora da América Latina e o nosso objetivo é ajudar a salvar o planeta!
Quer saber mais sobre o universo da energia solar? Nos siga aqui no instagram!
Deixe uma resposta