Conforme explicamos em nossos posts anteriores, as empresas estão buscando cada vez mais a sustentabilidade. No mercado fotovoltaico, uma das iniciativas para isso é a procura por materiais que substituam elementos tóxicos nos módulos.

Pesquisadores da área também buscam maneiras de reciclar e reutilizar estes materiais ao fim da vida útil do painel solar. Para isso, a inteligência artificial e o machine learning passaram a desempenhar um papel essencial na identificação elementos tóxicos e outras impurezas presentes nos módulos fotovoltaicos. Com isso, pesquisadores analisam a reciclagem de materiais e estudam maneiras de reduzir os impactos ambientais e os custos de reciclagem, de maneira a recuperar o máximo de material possível dos módulos.

Os painéis solares possuem vida útil média de 20 anos. Entretanto, ao fim do ciclo de vida de estão surgindo também novas oportunidades e tecnologias no mercado.

Nós somos a primeira recicladora fotovoltaica da América Latina e ajudamos os nossos parceiros a realizar o ciclo completo de maneira sustentável. Quer conhecer? Entre em contato conosco!