Foi lançado no dia 16/12/2020, pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Plano Nacional de Energia – PNE 2050, um dos principais instrumentos de planejamento da pasta, na medida em que as análises buscam modelar e analisar o impacto no horizonte de longo prazo de diferentes escolhas de política energética tomadas hoje.

Parte do documento é direcionada para a energia solar, energia que vem sendo a fonte de maior incremento de capacidade instalada anualmente no mundo (IRENA, 2020). Isso se explica dados os preços decrescentes verificados nos últimos anos, à robustez tecnológica tendo em vista projetos com mais de 30 anos em funcionamento, o vasto potencial técnico existente e a não emissão de gases de efeito estufa durante a operação dos parques.

Adicionalmente, além das perspectivas tecnológicas que o governo possui com o setor, há também os desafios. Dentre eles está a reciclagem de módulos fotovoltaicos. Partindo do princípio que o setor trabalha com uma tecnologia relativamente recente mas de grande volume de crescimento( da ordem de dezenas de bilhões de módulos fotovoltaicos), o governo possui uma preocupação nítida com um impacto ambiental do descarte deste material.

Sendo pioneiros na América Latina, ficamos muito felizes em poder auxiliar o andamento de um planejamento tão importante para o nosso país.

A SunR, seus parceiros e clientes estão tornando o setor fotovoltaico ainda mais sustentável!

Você tem vontade de conhecer um pouco mais sobre nós? Auxiliar na sustentabilidade do seu país? Sinta-se a vontade de entrar em contato conosco. Estamos ansiosos para compartilhar nossa história com você!

Fonte: PNE 2050