A Phytonics, empresa alemã iniciante, desenvolveu o filme inspirando-se nas nanoestruturas das plantas. Nas células solares, o filme permite um espectro de absorção mais amplo e um ângulo maior de tolerância à incidência da luz.

O start-up disse que foi inspirado pelo mundo das plantas, mais precisamente das rosas, no desenvolvimento de um filme que afirma poder melhorar o desempenho de um módulo PV em até 10%.

O filme suprime quase completamente a reflexão para todos os comprimentos de onda e ângulos de incidência de luz. Isto, segundo o fabricante, o torna muito superior aos revestimentos anti-reflexo convencionais.

A película anti-reflexo é mecanicamente flexível e também é adequada para superfícies curvas. Segundo a Phytonics, é repelente de sujeira e altamente resistente a influências ambientais como luz UV, umidade e flutuações de temperatura. É fabricado utilizando um processo de impressão rolo a rolo barato e pode ser aplicado a todos os tipos de materiais utilizando processos de laminação padrão.

Você ja imaginou um módulo fotovoltaico que se espelhou em uma pétala de rosa? A tecnologia é incrível, não ? Estamos ansiosos para saber mais novidades desse projeto, e vocês?