Uma pergunta recorrente entre nossos cliente é : Quais são as causas para o descarte? É claro que há uma tendência em imaginarmos que módulos fotovoltaicos serão descartados no final de sua vida útil (após 25-30 anos de uso), porém a realidade é outra.

A geração de resíduos fotovoltaicos advêm, infelizmente, parte desde seu nascimento. Fabricantes e importadoras, diariamente encontram módulos que não passam pelo seu padrão de qualidade, e assim esse material é diretamente encaminhado para o descarte.

Outra fonte de descarte recorrente advêm do transporte. Por grandes projetos estarem localizados em regiões bem irregulares e estarmos reféns de acidentes, há uma grande porcentagem de avarias neste ramo.

Temos também uma porcentagem de avarias advinda de serviços e instalações mal executadas. Estas, causam danos futuros aos módulos e constantemente vemos a necessidade de refazer projetos, descartando os módulos antigos.

Por fim, o final da vida útil do produto. No Brasil, o mercado fotovoltaico ainda não possui projetos do qual os módulos chegaram ao final de sua vida útil, mas é algo esperado para os próximos 10 anos.

Curtiram conhecer um pouco mais sobre o universo dos resíduos fotovoltaicos? Caso tiverem alguma dúvida, nos disponibilizamos para respondê-los! Nos acompanhe para estar por dentro do mundo fotovoltaico.